O cuidado com a saúde ocular da pessoa com diabetes previne complicações e perda da visão. É preciso gerenciar bem a taxa de glicemia e visitar o oftalmologista para exames regularmente para evitar as complicações relacionadas à visão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, as pessoas com diabetes têm 40% mais chance de desenvolver glaucoma; têm 60% mais chance de desenvolver a catarata, além do principal problema oftalmológico relacionado ao diabetes que está relacionado à retina. A retinopatia diabética pode afetar todas as pessoas que têm diabetes, tanto o diabetes tipo 1 quanto o diabetes tipo 2. Cerca de uma em cada quatro pessoas com diabetes tem o problema em algum momento da vida.
Por conta da gravidade das complicações, elaboramos algumas dicas para você ter mais qualidade de vida, controlar o diabetes e proteger a sua visão:
1. Consulte seu oftalmologista anualmente, principalmente, 5 anos após o diagnóstico da diabetes. Se você controla bem a taxa de glicemia, é bem provável que não apresente problemas oculares ou apresente problemas oculares de menor gravidade. Mas lembre-se que quem tem diabetes está mais sujeito à cegueira. A boa notícia é que, fazendo exames regularmente e cuidando da saúde, fica mais fácil manter as complicações sob controle. Nem sempre as doenças oculares associadas ao diabetes apresentam sintomas. No entanto, a retina pode ser seriamente danificada antes que você perceba qualquer alteração na visão. Por isso, você deve consultar um oftalmologista anualmente, mesmo que esteja se sentindo bem. Não esqueça de informar ao médico que você tem diabetes.
2. Controle o açúcar do sangue (glicemia) - Para controlar o diabetes é imprescindível manter os níveis de glicose (ou de glicemia) dentro da meta estabelecida para você. Manter hábitos saudáveis e um estilo de vida ativo, além de seguir as orientações sobre a medicação são medidas que podem garantir as taxas de glicose no sangue controladas. Uma das principais ações para alcançar bons resultados e evitar o agravamento do diabetes é fazer o automonitoramento das taxas de glicose no sangue.
3. Pratique atividade física! - A atividade física como lazer ou recreativa, atividades domésticas que exigem mobilidade são importantes. Atividade física de pelo menos 30 minutos diários e pequenas mudanças de hábito, como evitar elevadores e escadas rolantes procurando usar mais escadas, trocar também, quando possível, o uso de ônibus ou carro por caminhadas. A hidroginástica e a prática da dança também ajudam no controle da glicemia. Antes de começar a atividade física, consulte um médico para seguir um programa de exercícios individualizado que inclua precauções e restrições físicas e oculares, controle de glicemia e gestão da hipoglicemia.
4. Alimente-se de forma saudável - A alimentação saudável para o diabético não é a mesma que a do não-diabético. Para qualquer pessoa, os alimentos com pouca gordura, pouco sal, integrais, vegetais e frutas são indicados. Já para os diabéticos, as frutas devem ser selecionadas, porque algumas têm muito açúcar, assim como alguns alimentos com muito amido, como pães, massas, arroz, batatas e raízes em geral. Doces e chocolates podem fazer parte da dieta desde que seja planejada e dirigida a cada indivíduo nas quantidades e horários programados pelo seu médico ou nutricionista.
Nós, da CLÍNICA VENDRAMINI, estamos aqui para lhe atender e lhe devolver bem-estar e qualidade de vida. Agende agora mesmo uma consulta:
?? Entre em contato pelo nosso site: clinicavendramini.com.br
? Pelos nossos telefones: Clínica (91) 98118-7831 | Consultório (91) 98118-783