Se você tem dificuldade para ler jornal, ver a validade de um produto no supermercado ou fazer qualquer outra atividade que necessite enxergar de perto, é bem provável que você sofra de presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada". Você sabia que cerca de 40 milhões de brasileiros possuem presbiopia, em maior ou menor grau?
- O que é vista cansada? A vista cansada pode ser definida como a perda gradual da capacidade de enxergar de perto. O problema é uma condição natural do corpo humano e está ligada ao envelhecimento, já que costuma aparecer por volta dos 40 anos de idade e estabilizar-se aos 65.
O cristalino, que é a lente natural do olho, começa a perder sua elasticidade, influenciada pelo envelhecimento dos músculos ciliares, responsável pelo movimento do cristalino. Isso afeta nossa capacidade de focalização das imagens, que passam a se formar atrás da retina, e não na retina, como seria o normal. O resultado é a dificuldade crescente em enxergar o que está perto de nossos olhos.
- Quais são os sintomas? O sintoma mais nítido da vista cansada é a dificuldade para enxergar de perto. O preocupante é que muitos pacientes não dão a devida atenção ao problema e só procuram ajuda médica quando a manifestação do sintoma chega ao limite.
Em alguns casos, os pacientes sequer percebem que estão tendo dificuldade para enxergar de perto. Muitos afastam os objetos para enxergá-los melhor sem se dar conta disso, já que esse hábito passa a fazer parte do dia a dia de quem sofre com vista cansada.
Por isso, é importante ficar atento a outros sintomas da doença. Os mais comuns são: dor de cabeça, fadiga ocular, sensação de pálpebras pesadas, ardor nos olhos ao tentar ler, vermelhidão e lacrimejamento.
- Quais são os tratamentos para vista cansada? Os avanços na área da medicina já permitem tratar a doença com grande capacidade para corrigir o problema e devolver uma visão de qualidade para o paciente. Entre as possibilidades estão o uso de óculos de grau ou lentes de contato e até cirurgias.
Ao menor sinal de dificuldade para enxergar, procure ajuda de um oftalmologista. Quanto mais cedo o problema for identificado, mais fácil de ser tratado. Além disso, é importante se consultar regularmente com o especialista e realizar exames com frequência para saber como anda a sua visão. Não deixe para buscar ajuda somente quando um problema grave acontecer. Lembre-se que sua saúde é seu bem mais precioso.