A cor dos olhos e do cabelo, o sorriso e o timbre da voz são características que você pode herdar dos seus pais. Elas tornam você uma pessoa única e estão armazenadas no seu DNA. Mas, além das características que revelam a semelhança física entre pais e filhos, outras heranças podem ser passadas geneticamente. Entre elas, as doenças hereditárias.
E você sabia que que algumas doenças oculares também podem ser hereditárias? Isso mesmo! Erros refrativos como Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo podem ser passados de geração para geração. Geralmente, filhos de pais que têm miopia, hipermetropia e astigmatismo têm uma chance maior de desenvolver esses problemas. Estes distúrbios oculares também são transmitidos geneticamente.
Não obrigatoriamente eles terão, mas o risco de eles desenvolverem a doença é maior, do que filhos de pais que não têm o erro de refração.
Ver um borrão, tanto para longe ou para perto, é um dos principais sintomas do erro de refração. Forçar a visão pode resultar no ressecamento ocular, irritação, sensação de areia ou corpo estranho, coceira, cansaço e olhos vermelhos. Piscar em excesso ou esfregar os olhos pode ser sintomas de erro de refração, principalmente, em crianças.
Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo são problemas que podem ser corrigidos com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. O que se busca é uma melhora da qualidade da vida das pessoas. Se você tem ou teve familiares com problemas de visão, agende uma consulta. Lembre-se, com o diagnóstico precoce, o tratamento pode ser ainda mais eficiente.