Início / Blog

Notícias, novidades e eventos

SAIBA TUDO SOBRE RETINOBLASTOMA

 
SAIBA TUDO SOBRE RETINOBLASTOMA SAIBA TUDO SOBRE RETINOBLASTOMA

O Retinoblastoma é raro, mas existe! Ele foi amplamente discutido nas redes sociais nos últimos meses, após o ex-apresentador do BBB, Tiago Leifert, falar nas redes sociais sobre a doença diagnosticada em sua filha.


Retinoblastoma é um tipo raro de câncer ocular, mais comum em crianças, e responde por 3% dos cânceres infantis. Entre 60% e 75% dos casos de retinoblastoma são esporádicos, isto é, uma célula sofre mutação e passa a se multiplicar descontroladamente. Essa forma de retinoblastoma geralmente aparece em crianças com mais de 1 ano de idade. 


Os demais casos são hereditários e a criança tem uma mutação num gene supressor de tumor chamado RB1, que está presente em todas as células de seu corpo, inclusive nas que vão dar origem a óvulos ou espermatozoides. Geralmente, essa mutação é herdada de um dos pais, embora possa ser também uma mutação nova que comece com o paciente, que vai transmiti-la aos descendentes. Nesses casos, o retinoblastoma se desenvolve no bebê, antes de 1 ano de idade.


Existem três tipos de retinoblastoma: unilateral, bilateral ou trilateral. O retinoblastoma unilateral afeta um olho e representa entre 60% e 75% dos casos; destes, 85% são da forma esporádica da doença e os demais são casos hereditários. O retinoblastoma bilateral afeta os dois olhos, quase sempre é hereditário e costuma ser diagnosticado bem mais cedo que o unilateral. O retinoblastoma PNET (tumor neuroectodérmico primitivo) ou retinoblastoma trilateral ocorre quando um tumor associado se forma nas células nervosas primitivas do cérebro e só atinge crianças com retinoblastoma hereditário bilateral.


Quais os sintomas do retinoblastoma?

Crianças com retinoblastoma desenvolvem uma área branca e opaca na pupila, que se chama leucocoria, causada pela reflexão da luz provocada pela doença. No Brasil, essa condição é popularmente conhecida como "olho de gato" e é facilmente visível em fotos tiradas com flash. A criança deve ser levada ao oftalmologista tão logo o fenômeno seja identificado, porque, mesmo que não seja um retinoblastoma, isso pode causar a perda da visão. Além do "olho de gato", a criança pode apresentar problemas na movimentação do olho, como estrabismo, redução da visão em um olho, dor no olho, globo ocular maior que o normal.


Como detectar o retinoblastoma?

Vários exames confirmam ou descartam o diagnóstico de retinoblastoma, começando pelo exame de fundo de olho, que é feito pelo oftalmologista. Entre os exames por imagem estão ultrassonografia do globo ocular, tomografia e ressonância magnética das órbitas oculares. 


É muito importante manter a periodicidade das consultas com o pediatra e, ao sinal de doenças ou alterações do cotidiano normal da criança, levá-las a uma nova consulta. Papai e mamãe, traga o seu filho para uma consulta com o oftalmologista no primeiro ano de vida! Agende agora mesmo uma consulta: Clínica: (91) 98118-7831 | Consultório: (91) 98118-7832

Categories
#Informativos

Dúvidas, informações e agendamentos

Entre em contato conosco