Dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos podem ser sinônimo de CONJUNTIVITE, uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. É uma infecção que pode durar entre 5 e 15 dias.
Como é facilmente transmissível, especialmente, enquanto duram os sintomas, recomendamos que evite ir para o trabalho ou para a escola. Procure um oftalmologista que poderá lhe dar atestado médico para estes dias de afastamento.
A duração dos sintomas e o tratamento vão depender do tipo de conjuntivite que você contraiu - viral, bacteriana ou alérgica. Confira as características de cada uma e o que fazer:
1. Conjuntivite VIRAL traz a sensação de areia ou corpo estranho nos olhos e um forte lacrimejamento. Ela dura, em média, uma semana, que é o tempo que o organismo leva para combater o vírus. Assim, pessoas com um sistema imune mais forte, podem ficar curadas em apenas 5 dias, enquanto os que possuem o sistema imune mais debilitado, como idosos ou crianças, podem demorar até 15 dias para ficar curados. O tratamento é a base de compressas com água fria e colírios lubrificantes.
2. Conjuntivite BACTERIANA é caracterizada pela secreção e inchaço mais intensos; também há vermelhidão, sensação de areia, mas o lacrimejamento não é tão frequente. Ela dura em média uma semana e os sintomas começam a diminuir, logo após o segundo dia do uso de antibiótico que deve ser prescrito pelo oftalmologista. Siga corretamente as orientações do oftalmologista para que a bactéria causadora da conjuntivite tenha sido realmente eliminada e não somente enfraquecida.
3. Conjuntivite ALÉRGICA é caracterizada pela coceira intensa e muito inchaço. O seu tempo de duração é muito variável, pois os sintomas tendem a diminuir após o segundo dia do uso de colírio anti-histamínico. Além do uso do medicamento, a pessoa precisa se afastar do agente causador da alergia, como maquiagem, perfume, poeira e pólen. Caso contrário, ela poderá durar por tempo indeterminado. A contrário dos outros tipos, a conjuntivite alérgica não é contagiosa e, por isso, não há necessidade de ficar afastado da escola ou do trabalho.
E lembre-se, qualquer incômodo nos olhos, procure um oftalmologista. Nós, da CLÍNICA VENDRAMINI estamos aqui para lhe atender e lhe devolver bem-estar e qualidade de vida. Agende uma consulta agora mesmo pelos nossos telefones: Clínica (91) 98118-7831 | Consultório (91) 98118-7832.