Início / Blog

Notícias, novidades e eventos

QUANDO FOI A SUA ÚLTIMA VISITA AO OFTALMOLOGISTA?

 
QUANDO FOI A SUA ÚLTIMA VISITA AO OFTALMOLOGISTA? QUANDO FOI A SUA ÚLTIMA VISITA AO OFTALMOLOGISTA?

Se você não se lembra da sua última visita ao oftalmologista, este é um sinal de que você deve agendar uma consulta ainda hoje. Crianças, jovens, adultos ou idosos precisam considerar a consulta oftalmológica como uma prevenção e agendá-la periodicamente.


Não espere aparecer os sintomas: muitas doenças podem ser diagnosticadas, precocemente, numa consulta de rotina ao oftalmologista, mesmo sem quaisquer sinais de problemas. Para a Organização Mundial da Saúde, doenças como catarata, glaucoma, retinopatia e degeneração macular estão entre as principais causas de cegueira e baixa visão em todo o mundo. Estas doenças, em boa parte dos casos, poderiam ter sido evitadas se diagnosticadas e tratadas precocemente.


Diversos problemas podem ser identificados em casa e outros tantos podem dar sinais que somente o oftalmologista percebe. Durante a consulta, o oftalmologista vai avaliar a estrutura ocular, as funções motoras e sensoriais, a pressão intraocular, além de verificar o grau dos óculos, caso necessite.


Em todas as fases da vida, as pessoas precisam manter contato com o oftalmologista. Ao nascer, o primeiro teste é o reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho, capaz de identificar e diagnosticar doenças congênitas e malformações oculares. Na infância, as consultas devem continuar acontecendo: uma vez que a visão está diretamente ligada ao processo de aprendizagem e qualquer alteração na acuidade visual pode influenciar os resultados escolares.


Já na adolescência, algumas patologias podem afetar a saúde ocular, como erros refrativos e ceratocone, que pode ser resultado do péssimo hábito de coçar os olhos excessivamente. Outro problema que pode afetar a visão dos jovens é a síndrome de visão de computador, caracterizada pelo cansaço visual consequente do uso prolongado de dispositivos eletrônicos.


Nos adultos, a presbiopia é um dos problemas de visão mais comuns. Popularmente conhecido como vista cansada, o problema é frequente após os 40 anos e causa dificuldade para enxergar com clareza objetos que estão perto. Para ler um livro, por exemplo, é preciso esticar o braço para ver melhor. E, na terceira idade, a catarata e a degeneração macular são a grande ameaça. Ambas as doenças podem provocar cegueira e, por isso, o tratamento deve ser realizado o quanto antes.


O principal objetivo da visita periódica ao oftalmologista é prevenir doenças capazes de causar a perda da visão. Se a sua visita ao seu oftalmologista não está em dia que tal marcar uma consulta ainda hoje?


Categories
#Informativos

Dúvidas, informações e agendamentos

Entre em contato conosco