Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de visão mais comuns enfrentados pelas pessoas, em geral, são: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. E, apesar de serem distúrbios que atingem a maioria dos usuários de óculos, poucas pessoas sabem, de fato, quais são as diferenças entre elas.
Para ajudar você a entender de uma vez por todas, elencamos aqui as particularidades de cada uma e os sintomas que provocam. E, o mais importante, se você sente algum desconforto na leitura, claridade ou para usar eletrônicos como computador, tablet e celulares, procure a CLÍNICA VENDRAMINI, teremos o maior prazer em atender você!
MIOPIA - Se você faz um enorme esforço para enxergar objetos distantes, como placas de sinalização e letreiros, então, é provável que esteja sofrendo de miopia. A miopia é um problema que limita, principalmente, a capacidade de enxergar objetos que estão situados distantes de quem olha. Ela está associada, principalmente, a fatores genéticos, que resultam em um alongamento do globo ocular. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), já é possível estabelecer uma relação de crescimento de casos de miopia e o aumento de exposição a luzes artificiais presentes em tablets, smartphones e computadores.
Para o paciente míope, quanto mais longe o item estiver, mais difícil é focalizá-lo. Nos olhos do míope, as imagens se formam antes da retina. O problema pode ser corrigido com a utilização de lentes que fazem os raios divergirem para se formarem na retina.
Pacientes míopes possuem visão embaçada à distância, dificuldade para identificar objetos afastados. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de cabeça e lacrimejamento.
ASTIGMATISMO - As pessoas que possuem astigmatismo apresentam uma visão embaralhada e distorcida tanto para perto quanto para longe. O astigmatismo é causado por deformidades na córnea. Enquanto uma córnea normal é redonda e lisa, a córnea de uma pessoa com astigmatismo costuma ser ovalada. Assim, a refração da luz acontece em diversos pontos distintos, interferindo na interpretação da retina.
Além do fator genético, o astigmatismo também pode ser adquirido, como consequência do encurvamento da córnea em patologias como Ceratocone (córnea em forma de cone), por exemplo. O astigmatismo pode ainda vir associado tanto à miopia, hipermetropia ou à presbiopia. Além da imagem ficar borrada, algumas queixas são frequentes em pacientes com astigmatismo, como dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival (olho vermelho).
HIPERMETROPIA - A hipermetropia também é uma das doenças refrativas mais comuns. Ela se caracteriza principalmente pela dificuldade em enxergar objetos próximos. Os quadros de hipermetropia, o problema de refração ocorre por um encurtamento do globo ocular, que resulta na projeção do feixe de luz depois da retina. O oposto da miopia. A boa notícia para quem sofre com hipermetropia é que ela pode diminuir ao longo dos anos.
A genética também é o principal fator de surgimento da hipermetropia. Porém, ela também pode acontecer também pela diminuição da capacidade refrativa do olho, como consequência do avanço da idade. Não é incomum que crianças apresentem hipermetropia, justamente por terem o globo ocular menor. Em muitos casos, porém, essa hipermetropia pode sumir naturalmente com o crescimento da criança e, consequentemente, do globo ocular. Entre os sintomas do paciente com hipermetropia é a visão embaçada para enxergar de perto, queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.
PRESBIOPIA - A presbiopia ou "vista cansada" é uma condição natural associada ao envelhecimento. Os olhos apresentam capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos. É um processo comum que acomete as pessoas, normalmente, a partir dos 40 anos. Se você está tendo dificuldade para focar objetos e precisa afastar o braço para poder enxergar, esse é um dos sintomas que indicam a presbiopia.
Entre os sintomas da presbiopia, os pacientes relatam dificuldade para conseguir enxergar e/ou focar imagens e letras menores; visão turva ao precisar ler algo que esteja em distância normal; dor de cabeça após realizar tarefas que envolvam a visão de perto; precisar de mais luz quando for enxergar para perto; necessidade de afastar algo que se está lendo; desconforto e ardor nos olhos.
Para todos os casos, o tratamento, após avaliação do oftalmologista, pode ser feito com a utilização de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia de correção de grau.
Na CLÍNICA VENDRAMINI, recomendamos aos pacientes com miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada) - sejam crianças, jovens, adultos ou idosos - consultar um especialista pelo menos uma vez ao ano. Com a visão é comprometida, podem surgir outros problemas, como dores de cabeça, sensação de cansaço e olhos vermelhos o que pode prejudicar o seu rendimento tanto no trabalho como na escola ou faculdade. Por isso, é muito importante estar atento à sua saúde ocular.