As doenças que afetam a córnea podem causar diminuição da acuidade visual, desconfortos e, até mesmo, a perda da visão. Em muitos casos, essas patologias podem surgir por herança genética (causa hereditária), ou em decorrência do processo de envelhecimento e até por fatores ambientais e comportamentais.
A córnea é um tecido transparente fino localizado na parte anterior dos olhos que cobre a íris e a pupila. Além de proteger o globo ocular de ameaças externas, as córneas funcionam como como lentes e, graças à transparência e curvaturas adequadas, contribuem para a formação das imagens.
Por isso que, quando há perda na integridade estrutural desse tecido ou a dor que pode impossibilitar a abertura das pálpebras, ocorrem prejuízos à acuidade visual do paciente, comprometendo o pleno exercício das atividades diárias.
Reunimos algumas informações sobre as doenças mais comuns que podem afetar as suas córneas: Ceratocone, Ceratite e Úlcera da Córnea.
- Ceratocone é uma patologia caracterizada por encurvamento e afinamento progressivos da córnea. Sua maior incidência está entre adolescentes e adultos jovens, com grande transtorno visual e consequente baixa da qualidade de vida. Por ser uma doença progressiva, quanto mais precoce é o seu aparecimento, mais rápida é a sua evolução e maior o risco de o paciente necessitar de um transplante de córnea. Entre os procedimentos cirúrgicos eficazes temos o implante de Anel de Ferrara, que além de evitar a progressão corrige a curvatura da córnea com consequente melhora da visão.
Na Clínica Vendramini, somos especialistas em Ceratocone e pioneiros na cirurgia para implante do Anel de Ferrara para correção do Ceratocone desde 2003. O procedimento cirúrgico consiste no implante de um anel transparente de acrílico com finalidade de frear a progressão da doença e corrigir a curvatura aumentada da córnea, com consequente melhora de grau e da visão. É uma técnica cirúrgica segura, indolor sob anestesia local e sem risco de rejeição.
- Ceratite é uma doença que afeta de caráter inflamatório, que pode ser causada pelo uso inadequado de lentes de contato, por deficiência na produção ou qualidade da lágrima, por dificuldade do fechamento das pálpebras, por alergia ou por agentes infecciosos e pode causar lesões na córnea. A doença pode ser unilateral, ou seja, manifestar-se em apenas um dos olhos, bem como bilateral, afetando os dois.
- Úlcera da Córnea é uma ferida aberta sobre a córnea que pode ser causada por agentes infecciosos, por alergias graves ou por defeitos de sensibilidade corneana, entre outras causas. É uma enfermidade gravíssima que pode causar danos irreversíveis à visão do paciente, como a cegueira, por exemplo. O diagnóstico e tratamento adequados diminuem o risco de complicações mais sérias.
Se você ou alguém que você conhece apresenta algum incômodo nos olhos, agende uma consulta. Na Clínica Vendramini não medimos esforços para oferecer tratamento humanizado de saúde e visão.