Uma alteração na superfície da córnea, fazendo com que ela adquira um formato cônico e irregular. A condição é conhecida como Ceratocone, uma doença que atinge um indivíduo a cada dois mil. A córnea se torna irregular, afinada e protusa, com consequente miopia e astigmatismo progressivos, podendo chegar a graus bem elevados, que causam grande perda da visão. A doença é uma das maiores causas de transplante de córnea no Brasil.
O ceratocone é causado por alterações das fibras de colágeno que fazem com que a córnea adquira formato cônico e irregular. Por se tratar de uma condição progressiva, ela pode piorar muito a qualidade da visão com o tempo, levando, até mesmo, à necessidade de transplante de córnea. O aumento frequente dos graus de miopia e astigmatismo são sinais de alerta para investigação da doença.
Por ser uma doença progressiva, o quanto mais precoce, o seu aparecimento, mais rápida é a sua evolução e maior o risco de necessitar de um transplante de córnea.
Em sua fase inicial, o ceratocone pode se apresentar como um astigmatismo irregular e mudanças constantes de grau. Para que a doença seja diagnosticada em definitivo, torna-se necessária a realização de exames como a tomografia da córnea. O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto, atualmente, alguns especialistas consideram também grau V (extremo).
Os tratamentos se desenvolveram muito durante a última década e, entre os entre os procedimentos cirúrgicos mais eficazes, a Clínica Vendramini oferece o Implante de Anel de Ferrara. O procedimento consiste no implante do anel transparente de acrílico com finalidade de frear a progressão da doença e corrigir a curvatura aumentada da córnea, com consequente melhora de grau e da visão. É uma técnica cirúrgica segura, indolor sob anestesia local, e sem risco de rejeição. O implante de anel é indicado não só aos portadores de ceratocone com risco de evolução, mas também é eficiente na correção de astigmatismo pós-transplante de córnea.