De acordo com o censo de 2010 do IBGE, cerca de 35 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema de visão. Entre os principais, estão aqueles erros de refração, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada). Nesses casos, o tratamento é fácil, utilizando-se lentes de correção.
A correção pode ser feita com lentes de contato ou óculos. A escolha de um ou de outro deve ser orientada apenas por um oftalmologista, que sempre deve ser consultado antes da aquisição de uma lente corretiva. Na CLÍNICA VENDRAMINI, trabalhamos tanto com as lentes de contato rígidas, quanto com as gelatinosas. Elas são feitas de diferentes materiais e desenhos que se adequam às necessidades de cada usuário.
As lentes rígidas são a opção mais recomendada para quem possui altos graus. Como seu nome deixa claro, ela é firme, mais resistente e, consequentemente, mais durável, e com menor risco de contaminação. Apesar da evolução dos materiais possibilitarem produção de lentes rígidas com os mais variados desenhos, para adaptações especiais - como o pós-cirurgias refrativas, casos difíceis de ceratocone - e o fato delas proporcionarem altos níveis de oxigenação à córnea, ainda resta a barreira do conforto inicial ser menor, em comparação às lentes gelatinosas, que são mais confortáveis, sendo maiores e mais finas que as rígidas. São mais recomendadas para graus menores e permitem maior passagem de oxigênio.
As lentes de contato gelatinosas ou hidrofílicas podem ser de uso diário, ocasional e de troca anual incluindo as cosméticas (coloridas), as de uso prolongado e flexível, as descartáveis e de reposição programada, algumas tóricas (que corrigem astigmatismo), bifocais e multifocais.
É preciso enfatizar que a adaptação às lentes de contato, independente do seu material, é uma arte médica exigente de dedicação e conhecimento. O paciente deve passar por criteriosa avaliação oftalmológica e depois ser submetido aos testes de adaptação para a indicação precisa do tipo de lente, treinamento técnico para orientação quanto a colocação, remoção e conservação. Não é prudente substituir lentes ou produtos químicos sem orientação médica. Você pode não ser obrigado a ter conhecimento sobre os detalhes técnicos das lentes, mas é o responsável pelo seu uso correto para preservação da sua saúde ocular.
O mau uso das lentes de contato pode trazer risco de infecção e úlcera de córnea, que dependendo da evolução e localização da cicatriz, pode resultar em baixa de visão, ou em casos extremos ocorrer perfuração e necessidade de um transplante de córnea.