A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia plástica das pálpebras é um procedimento que pode tratar a flacidez e o excesso de pele e aquelas bolsas de gordura que saltam abaixo e acima dos olhos.
Ela também pode ser realizada para tratar a pálpebra superior, diminuindo as dobras palpebrais que muitas vezes podem prejudicar o campo visual do paciente, e a flacidez da pálpebra inferior, quando os músculos que prendem a pálpebra ficam flácidos demais causando incômodos, irritação e olhos lacrimejantes.
A cirurgia também reduz aquele aspecto de aparência cansada, aliviando os sinais de envelhecimento para homens e mulheres. Com o procedimento, o rosto adquire contornos mais sutis, tirando a aparência de cansaço. E, apesar do receio de alguns pacientes, a blefaroplastia passa despercebida aos olhos dos outros.
O procedimento deve ser feito pelo oftalmologista especializado em plástica ocular. A blefaroplastia é realizada no centro cirúrgico, sob anestesia local e sedação feita pelo anestesista. A técnica consiste em incisões para a retirada do excesso de pele ou gordura. A cicatriz gerada se torna praticamente imperceptível, por ser facilmente escondida nas dobras da pele ou sob os cílios.
Cuidados pós-cirurgia
Após a cirurgia, indicamos que o paciente faça ostensivamente compressas de água fria para ajudar na recuperação e reduzir as equimoses (roxos) que podem aparecer na região. Sobre a cicatriz, ela é quase imperceptível, pois fica localizada na dobra da pálpebra superior (parte que fica escondida quando o olho está aberto) e embaixo dos cílios inferiores, no caso da pálpebra das pálpebras inferiores. Também é necessário proteger a região do sol, pois a exposição pode dificultar a cicatrização e deixar a pele manchada.