A miopia é um distúrbio comum da visão, conhecido como erro refrativo, no qual a imagem dos objetos no olho é focada incorretamente, prejudicando a nitidez visual. As causas mais comuns da miopia são um alongamento exacerbado do globo ocular ou uma curvatura acentuada da córnea, o que faz com que a luz seja focalizada na frente da retina e objetos distantes pareçam borrados.
A miopia patológica (MP), também chamada de miopia degenerativa, é um tipo raro de miopia e afeta 3% da população mundial, é uma condição hereditária e manifesta os primeiros sinais ainda na infância. Sua progressão, ao longo dos anos, pode levar a outros problemas oculares como glaucoma e catarata ainda na adolescência ou começo da vida adulta, além de ser mais frequente em indivíduos de ascendência chinesa, japonesa, do Oriente Médio ou judaica.
Assim como nos quadros de miopia leve e moderada, a miopia degenerativa também apresenta sintomas como dores de cabeça, cansaço visual, ardência nos olhos e, como mencionado, certa dificuldade de enxergar objetos distantes. Na infância, observe se seu filho (a) tem dificuldade de aprendizado, esfrega os olhos com frequência ou tem necessidade de aproximar muito os objetos dos olhos. Lembre-se, para as crianças pode ser difícil identificar sozinhas esses sintomas. Por isso, é essencial que os adultos observem se elas demonstram alguma dessas dificuldades ou comportamentos.
Por ser uma condição hereditária e genética, a miopia degenerativa infelizmente não tem cura, mas seus sintomas podem ser amenizados com tratamentos, uso de óculos e de lentes de contato. O acompanhamento com o médico oftalmologista é essencial, especialmente, considerando o caráter progressivo da doença e sua capacidade de provocar outras alterações oftalmológicas sérias, como descolamento da retina ou a maculopatia degenerativa.
Agende uma consulta, após criteriosa avaliação, podemos orientar o melhor tratamento para o seu caso.