Nutrição e a saúde dos olhos
Não é novidade que uma alimentação saudável e balanceada ajuda na manutenção da saúde. Médicos, nutricionistas e até pacientes já sabem que a dieta bem equilibrada pode prevenir e controlar certas doenças. Mas você sabia que os seus hábitos e alimentação são fatores importantes também para a boa saúde dos olhos?
Estilo de vida saudável, dieta adequada associada a prática regular de atividade física, colaboram na prevenção de doenças sistêmicas que levam a alterações oculares, como por exemplo, diabetes e hipertensão arterial. Então, que tal conhecer alimentos que influenciam diretamente na saúde ocular?
As vitaminas A, C e D são importantes para uma boa visão. Por terem ação antioxidante atuam no antienvelhecimento e, consequentemente, beneficiar estruturas como córnea, cristalino e retina. A vitamina A, especialmente, atua no combate a cegueira noturna.
Já os Ômega 3 e 6 apresentam além da ação antioxidante, ação anti-inflamatória, agindo nas células responsáveis pela umidade do olho, contribuindo no tratamento do olho seco (quando os olhos não são capazes de manter a produção de lágrimas necessárias), bem como no tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.
Dieta adequada previnem doenças como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e suas consequências renais e oculares como a Retinopatia Diabética e Retinopatia Hipertensiva que, caso não tratadas a tempo e adequadamente podem levar à cegueira.
A hipovitaminose A (déficit de vitamina A no organismo) leva à secura da conjuntiva com perda do brilho e enrugamento desta membrana que reveste a esclera (parte branca do olho) e a parte interna das pálpebras é a chamada Xerose conjuntival. A xerose também pode acontecer na córnea (xerose de córnea), o tecido fino e transparente na parte anterior do olho. A córnea também pode sofrer cicatrizes, úlcera e ceratomalácia (necrose) pela falta da vitamina A. A diminuição ou ausência da vitamina A pode levar, ainda, à cegueira noturna, ou seja, a demora ou incapacidade de adaptação visual em ambientes escuros.
Lembre-se, cuidar da sua alimentação é cuidar da saúde de todo o seu corpo! Ao menor sinal de desconforto visual, agende uma consulta, nós queremos que você tenha qualidade de vida e bem-estar: Clínica (91) 98118-7831 | Consultório (91) 98118-7832.