Rápido e indolor. É assim que podemos descrever o MAPEAMENTO DE RETINA, um exame no qual examinamos o nervo óptico, vasos sanguíneos, o vítreo e tecido retiniano responsável pela captação das imagens. Este exame é aquele em que você posiciona o rosto em um aparelho e o médico ou profissional habilitado incide uma luz intensa sobre o seu olho.
Importante para detecção de tumores intraoculares, descolamentos de retina e vítreo em várias doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial, entre outras. O procedimento é fundamental na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento de diversas doenças como más formações oculares, inflamações, problemas neurológicos, reumáticos e hematológicos, retinopatia diabética, hipertensão arterial, glaucoma, descolamento de retina e até tumores.
O mapeamento de retina é indicado para todas as pessoas como exame preventivo, principalmente, porque é capaz de detectar doenças que não apresentam sintomas perceptíveis no início.
Recomendamos contar com um acompanhante para a realização do mapeamento de retina. Como será necessário dilatar a pupila, a visão do paciente ficará embaçada por um período de quatro a seis horas. Dessa forma, não é aconselhável que ele dirija ou caminhe sozinho na volta para casa. Outra recomendação é usar óculos escuros após o exame, de modo a diminuir o desconforto da pupila dilatada.
Vale lembrar que apenas o oftalmologista poderá indicar a periodicidade com que o mapeamento de retina deve ser feito. Uma boa prática, no entanto, é realizá-lo anualmente, como parte de um check-up preventivo da sua visão.
Ao perceber algum desconforto visual, agende uma consulta: Clínica (91) 98118-7831 | Consultório (91) 98118-7832.