Início / Blog

Notícias, novidades e eventos

LENTES DE CONTATO. Muito além da estética!

 
LENTES DE CONTATO. Muito além da estética! LENTES DE CONTATO. Muito além da estética!

Ao contrário do que alguns ainda pensam, as lentes de contato vão muito além de fins estéticos: são principalmente associadas à finalidade óptica para correção de graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Elas são a grande solução para casos mais complexos quando os óculos não dão boa correção visual como no Ceratocone, pós-transplantes de córnea. Além destas indicações, as lentes também têm finalidade terapêutica, em casos de problemas na superfície ocular com sensibilidade aumentada e dor.


Quer saber mais sobre a história das lentes de contato? Elas foram introduzidas na prática clínica e levada aos pacientes, inicialmente, entre as décadas de 1950 e 1960. Mas foi somente entre os anos de 1970 e 1980 que elas viraram objeto do desejo para quem queria se livrar dos óculos de grau.


As primeiras lentes ficavam posicionadas sobre as córneas de forma que se movessem cada vez que o usuário piscasse os olhos. Dessa forma, lágrimas contendo oxigênio entravam em cena para manter as córneas saudáveis, permitindo que as lentes de acrílico pudessem ser usadas por períodos entre 6 e 8 horas seguidas, e por mais de 16 horas se fossem removidas e higienizadas. Entre as décadas de 50 e 60, essas lentes começaram a se popularizar. As famosas lentes gelatinosas surgiram graças às descobertas de dois cientistas tchecos (Otto Wichterle e Drahoslav Lim) relacionadas com hidrogéis no início dos anos 70.


Em 1978, as primeiras lentes gás-permeáveis foram introduzidas e, em meados da década de 80, as primeiras versões de uso contínuo ? incluindo durante o sono ? e descartáveis começaram a ser comercializadas. As opções que podiam ser descartadas, diariamente, surgiram em meados dos anos 90, e, em 1999, a primeira lente de silicone-hidrogel foi lançada.


Atualmente, a grande maioria dos usuários de lentes de contato ? por volta de 90% do total ? prefere, quando possível, as de silicone-hidrogel, já que elas são mais confortáveis e baratas. No entanto, as lentes acrílicas ainda existem e outras opções disponíveis são as rígidas gás-permeáveis e as híbridas, ou seja, versões nas quais o centro da lente é rígido e a parte periférica é gelatinosa ou a borda fica envolta por esse material mais flexível..

Categories
#Informativos

Dúvidas, informações e agendamentos

Entre em contato conosco