A hipertensão arterial prolongada leva a alterações generalizadas nas arteríolas da retina resultando num estreitamento desses vasos sanguíneos retinianos e vazamento de plasma e células sanguíneas para a retina.
Ao exame de mapeamento da retina serão observadas hemorragias retinianas, exsudatos duros ou algodonosos. Ao exame da retina com contraste, observa-se áreas de não-perfusão sanguínea.
Outras alterações vasculares e esclerose podem ser encontradas nesses exames dependendo da severidade e duração da hipertensão arterial e podem refletir a condição das arteríolas dos outros órgãos do corpo.
Outras condições encontradas em alterações avançadas na hipertensão arterial são escleroses com formação de micro aneurismas retinianos, oclusão da artéria ou veia central da retina ou de ramos desses vasos, formação de membranas epirretinianas e macroaneurismas retinianos.
As suas dúvidas podem acabar durante uma consulta. Entre em contato com a gente pelos telefones Clínica (91) 98118-7831 | Consultório (91) 98118-7832.