O glaucoma é uma doença ocular decorrente principalmente da elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo óptico e, como consequência, o comprometimento visual. Precisa ser diagnosticado e tratado, pois, sua evolução pode levar à cegueira.
O tipo mais comum do glaucoma é o glaucoma de ângulo aberto que não causa nenhuma dor, nem outro sintoma que possa indicar o aumento da pressão intraocular. Já o glaucoma de ângulo fechado, que é o tipo menos comum, na crise aguda pode causar dor muito intensa e vermelhidão nos olhos, náuseas e vômitos. Caso a crise não seja tratada de imediato, pode resultar em perda irreversível de visão em poucas horas. É considerada uma emergência médica.
O tratamento vai impedir que a doença evolua e a cirurgia pode ser indicada para pacientes em que o tratamento com colírios e outros medicamentos não seja suficiente, ou para aqueles que não aderem ao tratamento clínico. Alguém da sua família, pais ou avós já foram diagnosticados com glaucoma? Se a resposta for sim, você precisa consultar um oftalmologista. A prevenção é fundamental!
Em caso de suspeita, orientamos a procurar um oftalmologista para realizar os exames e iniciar o tratamento adequado para o glaucoma e prevenir assim a perda de campo de visão e evitar a cegueira. Na CLÍNICA VENDRAMINI, o Glaucoma é diagnosticado através de exames de rotina como a Tonometria, o exame do fundo de olho para avaliação do nervo óptico e complemento através da Gonioscopia, para identificar o tipo de glaucoma, se de ângulo aberto, estreito ou fechado. Além da necessidade de exames complementares como Campo visual Computadorizado, Tomografia de Coerência Óptica - OCT, entre outros, importantes tanto para diagnóstico como paro acompanhamento da doença.
O exame de Tonometria mede a pressão intraocular e pode ser realizado por vários métodos. De contato ou não contato com os olhos. O de não contato é realizado mais para triagem e feita pelo tonômetro conhecido como de sopro, por meio da propulsão de um jato de ar contra o globo ocular, que ao encontrar a superfície da córnea, a pressão ocular é automaticamente fornecida. A tonometria de contato, a mais fidedigna, é feita após instilação de colírio anestésico, pelo tonômetro de Goldman. Em ambos os equipamentos o paciente posiciona o queixo e a testa em suportes próprios do aparelho.
A Gonioscopia é outro exame de diagnóstico e conduta no tratamento do glaucoma, que consiste na analise o ângulo da câmara anterior do olho, área entre a íris e a córnea, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso, líquido que regula a pressão ocular. É indicado para pacientes de glaucoma para analisar o tipo de ângulo, se aberto, estreito ou fechado.
A Gonioscopia é feita sob uso de colírio anestésico, quando é colocada lente especial com espelho em contato com a córnea possibilitando a observação de 360º do ângulo da câmara anterior para avaliar como se encontra a amplitude do ângulo, se aberto, estreito ou fechado.
Na CLÍNICA VENDRAMINI, realizamos a técnica cirúrgica, de acordo com o caso com a finalidade de controlar a pressão intraocular e evitar a progressão do Glaucoma. Entre os procedimentos mais comumente empregados estão a Trabeculoplastia a laser e a Trabeculectomia. Os implantes de tubos de drenagem estão mais indicados para reoperações e casos mais complexos. A cirurgia só é indicada após rigorosa avaliação oftalmológica que é fundamental para indicação do método ideal para cada caso.