Início / Blog

Notícias, novidades e eventos

DOENÇAS DA RETINA - QUAIS SÃO AS MAIS COMUNS?

 
DOENÇAS DA RETINA - QUAIS SÃO AS MAIS COMUNS? DOENÇAS DA RETINA - QUAIS SÃO AS MAIS COMUNS?

Você sabia que muitas doenças da retina são silenciosas e podem causar queda da visão, seja lentamente ou de forma rápida? As alterações que aparecem na retina devido a algumas doenças são sérias, mas, podem ser evitadas e tratadas com avaliações oftalmológicas periódicas que diagnosticam e controlam a progressão da doença ocular evitando que alcancem as formas mais graves até atingirem um estágio irreversível.


A retina é uma fina camada de células nervosas que cobre a parede interna do olho. É ela que registra, decodifica e envia, através do nervo óptico, ao cérebro as imagens captadas que são reconhecidas, interpretadas e é assim que você enxerga. O processo é incrível: os milhões de células fotorreceptoras que fazem a composição da retina traduzem as ondas luminosas em imagens e, através delas, os impulsos elétricos são enviados pelo nervo óptico e o cérebro recebe e finaliza.


Explicando desta forma, fica fácil entender por que é fundamental cuidar da saúde dos seus olhos e se atentar para qualquer problema doença sistêmica e prevenir. Diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doenças vasculares, as doenças oculares degenerativas como Retinose Pigmentar, Retinopatia Diabética, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, Degeneração Macular Relacionada à Idade, Amaurose Congênita de Leber, entre outras.


As oclusões das veias e/ou artérias em pessoas que possuem diabetes, doenças do sangue e hipertensão arterial podem levar a perda súbita da visão devido a hemorragia. Com o passar do tempo, aparecem o edema macular que pode ser tratado e glaucoma neovascular que é um quadro muito grave.


A retinopatia diabética é muito frequente e acomete cerca de 40% dos portadores de diabetes conforme um estudo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Se você possui diabetes, é fundamental dar uma atenção especial à saúde dos seus olhos. 


As complicações vasculares da hipertensão arterial podem gerar uma obstrução dos vasos da retina e acarretar a retinopatia hipertensiva. 


É certo também que pessoas com a idade mais avançada possuem mais chances de desenvolver doenças da retina como, por exemplo, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). A DMRI costuma atingir pessoas a partir dos 50 anos. Geralmente é a causa mais comum de perda de visão central nessa idade e ocorre quando as células fotorreceptoras na mácula são degeneradas. Logo, a visão central fica comprometida.


A má alimentação é outro fator que pode desencadear problemas de saúde. O excesso de ingestão de açúcares, frituras e gorduras, além da falta de vitaminas pode gerar doenças que afetam a retina. 


Na CLÍNICA VENDRAMINI, após criteriosa avaliação oftalmológica, você vai encontrar o tratamento adequado para o seu problema. Nossa equipe está à disposição para garantir que você tenha qualidade de vida e saúde ocular.

Categories
#Informativos

Dúvidas, informações e agendamentos

Entre em contato conosco