De acordo com a Dra. Ana Cristina Vendramini, oftalmologista da CLÍNICA VENDRAMINI, o uso de lentes de contato em crianças é algo extremamente preocupante, não apenas para os pais, mas, principalmente, por parte do oftalmologista especialista em lentes de contato, que está acostumado a ver complicações pelo uso inadequado de adultos negligentes, portanto de maneira geral, as indicações para as crianças são limitadas. Sempre que a correção visual com óculos for eficiente, será bem mais prudente, uma vez que crianças saudáveis brincam, correm, pulam, e normalmente são mais despreocupadas e isso pode gerar algum acidente ou contaminação das lentes.
Além disso também é muito importante saber se a criança realmente tem necessidade do uso das lentes de contato, se quer, e se está comprometida a ter os cuidados necessários e obrigatórios.
Após a indicação e acordado com os pais: são eles que vão estimular e apoiar as crianças no dia a dia, acompanhando a limpeza, as trocas, a colocação e a retirada das lentes de acordo com as orientações de uso, principalmente no período de adaptação. Com o passar do tempo, isso será rotina na vida da criança e os procedimentos vão fluir naturalmente, mas a supervisão dos pais sempre será necessária.
Apesar de não ser o ideal, em certos casos a criança pode fazer uso das lentes de contato, desde que tenha maturidade suficiente e perfil adequado para se tornar usuária. Ter responsabilidade e independência para colocar e remover as lentes, além de cuidar da sua conservação e higiene. Isso favorece a liberação para o uso, o que já fica mais viável entre 10 e 12 anos de idade.
Dra. Ana Cristina reforça ainda que é fundamental que os pais supervisionem não apenas no período de adaptação, mas também posteriormente quando já bem adaptadas, para que os cuidados não sejam negligenciados. É muito importante que a criança usuária de lentes de contato, passe por consultas periódicas para avaliação do conforto e estado das lentes, para ter a certeza de que as lentes não estão causando algum tipo de desconforto e assim evitar complicações.
Existem casos especiais, como por exemplo o de crianças que desenvolvem precocemente o Ceratocone (patologia onde a córnea vai adquirindo a forma de cone e que causa grande transtorno visual). Elas podem necessitar do uso de lentes de contato mesmo após a intervenções com os implantes intra-estromais de Anel de Ferrara, que além de corrigir a deformidade e consequentemente o grau, tem finalidade de evitar a progressão da doença.
IMPORTANTE: Não use ou permita que seu filho faça uso de lentes de contato sem indicação médica. O teste e adaptação deve ser feita por oftalmologista especialista em lentes de contato. Se você deseja saber mais sobre uso seguro de lentes de contato ou da necessidade do seu filho fazer uso delas, entre em contato com a CLÍNICA VENDRAMINI, agende um horário com nossa especialista, seja bem-vindo e conte conosco para cuidar da sua saúde ocular!