Início / Blog

Notícias, novidades e eventos

COMO SABER SE MEU FILHO ENXERGA BEM?

 
COMO SABER SE MEU FILHO ENXERGA BEM? COMO SABER SE MEU FILHO ENXERGA BEM?

Os cuidados com a saúde do bebê começam no pré-natal. Você sabia que o acompanhamento é capaz de evitar o comprometimento da visão do bebê que irá nascer? Isso mesmo! Algumas doenças, como a rubéola e a toxoplasmose, podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança.


Se você já se perguntou se o seu bebê já nasce enxergando, a resposta é não. O recém-nascido apenas percebe luz e vultos, os quais ainda não sabe interpretar. Assim como ele não sabe falar e andar, também não sabe ver. Com o passar dos meses, se estiver tudo em ordem com seus olhos, irá desenvolvendo progressivamente sua visão. A visão do bebê não é nítida ao nascimento, por causa da mácula que continua a se desenvolver depois do nascimento até por volta dos 8 meses de idade.


Cuidados na maternidade - Qualquer doença ocular ao nascimento, como a catarata congênita e o glaucoma congênito, pode prejudicar totalmente o desenvolvimento da visão do bebê. O teste do reflexo vermelho, também chamado de "teste do olhinho", deve ser realizado ainda na maternidade. Ele é capaz de detectar essas e outras doenças, às vezes gravíssimas, como o retinoblastoma (um tipo de câncer ocular) precocemente.


Outro cuidado com os olhos do bebê é a higienização. Ela deve ser feita diariamente e uma vez por dia, podendo-se utilizar o horário do banho para introduzir a prática de maneira mais natural na rotina: Com uma gaze ou pedaço de algodão limpos e umedecidos em água corrente morna, deve-se passar com cuidado na pálpebra superior, sempre indo em direção aos cílios. Lembre-se de utilizar uma gaze ou algodão diferentes para cada olho.


Com o passar do tempo, os pais devem ficar atentos a alguns sinais que podem indicar problemas oftalmológicos. Se um destes sinais aparecer, procure o oftalmologista: 


- Coceira e excesso de secreção; 

- Vermelhidão e inchaço nas pálpebras; 

- Aumento do globo ocular, lacrimejamento excessivo e fotofobia; 

- Lacrimejamento excessivo; 

- Esbranquiçamento da pupila;

- Estrabismo acentuado.


E se ainda tem dúvidas, nós estamos aqui para lhe orientar em qualquer questão relacionada à saúde dos olhos. Fique à vontade para nos procurar! Anote os nossos telefones: Clínica (91) 98118-7831 | Consultório (91) 98118-7832.

Categories
#Informativos

Dúvidas, informações e agendamentos

Entre em contato conosco