Início / Blog

Notícias, novidades e eventos

ANEL DE FERRARA

 
ANEL DE FERRARA ANEL DE FERRARA

Um anel transparente de acrílico que tem a finalidade de frear a progressão do Ceratocone e corrigir a curvatura aumentada da córnea, com consequente melhora de grau e da visão. É uma técnica cirúrgica segura, indolor sob anestesia local, e sem risco de rejeição.


Na equipe médica da Clínica de Olhos Vendramini temos a Dra. Ana Cristina Vendramini, especialista em córnea e Plástica Ocular, que é a pioneira, desde 2003, no Estado do Pará em cirurgia dos implantes de ANEL DE FERRARA, para a correção do Ceratocone. 


O Ceratocone é uma doença progressiva e que, infelizmente, quanto mais precoce for o seu aparecimento, mais rápida é a sua evolução e maior o risco de necessitar de um transplante de córnea. Entre os procedimentos cirúrgicos eficazes temos o implante de Anel de Ferrara?, que além de evitar a progressão corrige a curvatura da córnea com consequente melhora da visão.

O Ceratocone é uma doença ectásica da córnea, de etiologia multifatorial que acomete o adolescente ou adulto jovem e se caracteriza por um afinamento e deformação progressiva desta estrutura, levando ao aparecimento de miopia, elevado grau de astigmatismo irregular e acentuada baixa da acuidade visual.


Os sintomas apresentados pelo paciente no início da doença são desconforto visual, prurido, dor de cabeça, fotofobia, baixa da acuidade visual e troca frequente das lentes dos óculos. Nas fases mais adiantadas a correção visual com óculos já não resolve e as lentes de contato passam a ser a opção para correção da visão. Entretanto, com a progressão a tolerância às lentes baixa e a adaptação vai ficando cada vez mais difícil chegando ao ponto de não ser mais possível.


O Ceratocone tem associação frequente com alergia e o prurido ocular pode ser o gatilho que desencadeia a doença. Em geral, quanto mais precoce o aparecimento da doença, pior o prognóstico.


TRATAMENTOS -

Até 1996, o tratamento do ceratocone consistia na prescrição de óculos ou lentes de contato e quando estes métodos não mais surtiam efeito, o transplante de córnea era a única solução possível. A partir de então, com o surgimento do Anel de Ferrara?, foi possível recuperar estes pacientes ainda nas fases iniciais, postergando ou eliminando a necessidade do transplante de córnea.


O Anel de Ferrara? é uma técnica cirúrgica que consiste no implante de um ou mais segmentos de anel, que aplanam e corrigem a irregularidade da córnea, com consequente diminuição da miopia e do astigmatismo, melhorando o conforto e a visão. Não apresenta rejeição e é uma cirurgia rápida e indolor, feita com anestesia tópica, permitindo assim uma recuperação rápida e a volta do paciente às atividades normais em pouco tempo. Porém, apesar do implante corrigir a deformidade e consequentemente o grau, não significa que posteriormente não haja necessidade de correção de grau residual com óculos ou lentes de contato.


O implante de anel é indicado não só aos portadores de ceratocone com risco de evolução, mas também é eficiente na correção de astigmatismo pós transplante de córnea.  


Não fique em dúvida, ao menor sinal de desconforto visual, agende uma consulta, nós queremos que você tenha qualidade de vida e bem-estar, mas para isso, você precisa incluir os cuidados com a sua visão. Entre em contato com a gente e agende agora mesmo a sua consulta: Clínica (91) 98118-7831 | Consultório (91) 98118-7832.

Categories
#Informativos

Dúvidas, informações e agendamentos

Entre em contato conosco