A miopia, alteração ocular que dificulta enxergar a distância, afeta 59 milhões de brasileiros, cerca de 25% da população, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A estimativa da OMS é que até 2050, aproximadamente 50% da população mundial seja afetada pela doença.
O distúrbio visual, que é um erro de refração, ocorre quando o olho tem um comprimento mais longo do que o normal ou quando a córnea é muito curva. Quando isto acontece, os raios luminosos que entram no olho, convergem para uma região anterior à retina. Assim, a imagem não chega focada na retina (onde estão concentradas as células responsáveis por captar a imagem) e, por isso, pessoas com miopia, têm dificuldade para enxergar com nitidez objetos distantes.
Embora a miopia tenha sua causa principal na genética, o estilo de vida é um fator que pode contribuir para o aparecimento da alteração, e em alguns casos, em uma idade mais precoce. Normalmente, a miopia surge na infância ou na adolescência e tende a se estabilizar perto dos 25 anos de idade. Entre os sintomas relatados pelos pacientes estão dores de cabeça, fadiga ocular, lacrimejamento, necessidade de forçar a visão ou apertar os olhos para enxergar, dificuldade em enxergar objetos distantes, dificuldade para ver televisão ou dirigir.
Estudos recentes sugerem que o uso intenso de computadores, celulares e outros eletrônicos na primeira infância podem aumentar o risco do aparecimento da miopia em crianças. Por outro lado, crianças que passam mais tempo em atividades ao ar livre, tendem a ter o risco do aparecimento de miopia diminuído.
A boa notícia para pacientes com miopia é que além da correção dos problemas de visão com o uso de óculos ou lentes de contato, existe cirurgia capaz de corrigir esses problemas de visão, devolvendo a capacidade de enxergar perfeitamente. A cirurgia refrativa promove a remodelação da córnea e sua indicação é feita após avaliação médica: é essencial que o paciente esteja com o grau refrativo estável há pelo menos um ano e não apresente doenças que possam contraindicar a cirurgia como, por exemplo, o Ceratocone.