O Dia Mundial da Visão comemora-se anualmente na segunda quinta-feira de outubro. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo alertar a população de que há como prevenir e tratar doenças que causam cegueira reversível. Catarata, ceratocone, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética são alguns exemplos.
Importante reforçar que a consulta ao oftalmologista não se resume em apenas detectar erros refrativos. Estima-se que atualmente existam cerca de 40 milhões de cegos no mundo e outros 220 milhões de deficientes visuais. No Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido diagnóstico e tratamento precocemente.
Confira algumas dicas de prevenção:
- Coçar os olhos pode auxiliar o desenvolvimento de algumas patologias oculares.
- O uso abusivo de telas como, computadores, celulares e tablets podem causar danos a visão.
- A exposição exagerada e prolongada ao sol, sem a utilização da proteção adequada (UVA/UVB) pode somar na predisposição à determinadas patologias.
- O uso de vitaminas (principalmente a A), ômega 3 e luteína podem auxiliar na prevenção de patologias oculares.
E você, tem cuidado bem da saúde dos seus olhos? Ao menor sinal de incômodo, não hesite em agendar uma consulta: nós estamos aqui para lhe ajudar.